Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Firmeza e leveza

Muito se treina na prática de yoga este equilíbrio entre firmeza e leveza. Então vamos esmiuçar estas ricas palavrinhas.

Firmeza: Qualidade ou estado do que é firme, sólido. Estabilidade; constância.
Leveza: Qualidade do que é leve, pouco espesso, pouco pesado, pouco maciço: a leveza de uma pluma.

Como falar e relacionar duas palavras que são tão distantes? Como buscar o equilíbrio entre stas qualidades?

Ser firme traz a qualidade masculina, ser firme no agir, no falar, na postura. É fácil lembrar da última vez que teve que usar a firmeza em alguma situação recente não é?

Já a leveza, por se um aspecto em mais sutil e distante da vida que se leva em São Paulo, em meio ao concreto, ao medo e correria é mais difícil de ser lembrada. Consegue se lembrar de alguma recente situação que estava leve como uma pluma?

É por aí que começa o trabalho, perceber qual destas qualidades está mais presente em você e ir dançando entre uma e outra até achar o equilíbrio.

Seguem alguns exemplos para reflexão:
- Terminando um relacionamento: Como falar com firmeza a sua decisão sem ferir através de palavras ásperas o outro?
- Como ter uma rotina que mantenha uma disciplina firme a ao mesmo tempo uma leveza de viver com alegria o momento presente e cada tarefa rotineira?
- Como falar com seu patrão ou colega de trabalho, sem deixar subjugar-se, mas mantendo uma postura de auto valorização, poder pessoal e ao mesmo tempo compaixão e humildade?
- Como manter na sua meditação diária a firmeza que caminha de mãos dadas com a determinação e a leveza que carrega consigo a harmonia?

Meu caro amigo, você já deve saber que os obstáculos sempre virão, eles nos fortalecem, até mesmo quando tentamos achar este ''simples'' equilibro, mas obstáculos podem ser encarados com firmeza e uma doce compreensão.

Namastë

Nenhum comentário:

Postar um comentário