Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

terça-feira, 22 de março de 2016

Outono sugere: deixar fluir...

Um dos fundamentos do yoga é: nada esta separado, nada esta isolado e se não reconhecemos isso em nosso próprio corpo, não reconhecemos em lugar algum. Este principio nos leva ao pensamento que tudo que acontece fora de nós, acontece dentro e vice versa, que somos um micro cosmos dentro do macro.

Se o Universo manifestado tem como base cinco elementos ( terra, fogo, ar, água e éter), estes elementos estão na natureza, facilmente reconhecidos e estão em nosso corpo. Se praticarmos a arte da observação, perceberemos como os elementos se comportam ao longo de cada estação, como a natureza se comporta e a partir dai como nós ficamos em cada estação e transição.

E ai esta outro fundamento do yoga, a arte de contemplar, de observar a natureza que está fora e a nossa própria natureza. Observar que a natureza dança através das estações, se move graciosamente na lei da impermanência e segundo a lei hermética " nada esta parado, tudo se move, tudo vibra". A este movimento inteligente damos o nome de shakti, esta força criadora, que ao manifestar-se damos o nome de prakriti. Assim fora, assim dentro.

Ao entrar no outono, uma estação mais fresca, a imagem que temos em mente é de folhas amarelas caindo das árvores caducas, e só esta imagem já contem em si um universo de significados. As árvores não se entristecem por que estão perdendo as folhas que produziram com tanta energia, não se lamentam pelos frutos maduros que caem, não reclamam em compartilhar seus frutos com os pássaros, e quando em algumas árvores todas a folhas caem e restam apenas flores, elas não se entristecem se não são notadas, pois sabem da sua beleza.

O outono sugere, livre-se de velhas crenças, hábitos negativos, relações pesadas, livre-se dos excessos. O outono sugere leveza, sugere começar a recolher-se e observar o que precisa ser deixado para trás, largado na terra.....Deixe ir....

No outono podemos pegar toda energia que o verão produziu e transformar em sabedoria, sabedoria para começar a recolher-se, observar-se, acalmar os ânimos do verão, para que o inverno não seja acompanhado de melancolia.

Um belo exercício é: medite imaginando ser uma bela árvore, crie longas raízes na terra (chakra base), no presente, então deslize a mente pelo seu canal central (shushumna/coluna) que sobe até o topo da cabeça, perceba sua copa se abrindo para o alto, recebendo a luz de seu eu maior, recebendo as orientações que vem do alto, abra esta copa ( chakra coronário) e veja quais folhas querem se desprender, o que torna sua árvore pesada, deixe fluir, deixe ir.....

Hari Om
Brilhe a sua Luz!

Bruna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário