Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Imobilidade - Shavásana

Da sacada da minha casa vejo um barquinho de pescador a muitos dias, talves semanas, parado no mesmo lugar. O barco colorido está ancorado ao lado de belíssimas pedras, um mar calmo de aguás claras. Dentro do barquinho mora um pescador... que apenas espera o chamado do mar para ir atrás dos peixes, na espera do mar mais apropriado, clima e época que ninguém mais do que ele sabem qual é.
Comparando este cenário ao yoga, vem na minha mente a palavra Shavásana, a posição do cadáver, muito usada no yoganidrá também para relaxamento. Esta posição pode não parecer muito importante a priori, mas faz um trabalho profundo, mexendo nosso medos e apegos. O Shavásana, nos ajuda a diminuir o medo da morte, por isso chamada posição do cadáver, nos ensina a ficarmos quietos, pois quando aquietamos o corpo, as chances de aquietarmos a mente são muito maiores, e a nos entregar, entregar ao fluxo da vida....
Esta arte de esperar e acreditar que tudo vem na hora certa, sem colocar bloqueios que a mente cria. Deixar a vida fluir na sintonia do Universo, vivendo o presente, agindo nas horas que seu coração mandar e não apenas por impulsos do ego.
Este trabalho de imobilidade (com conforto) é o que sugerem os diversos ásanas, concentrar-se no seu corpo imóvel, que comparado ao pescador, como um bom guerreiro, espera a hora certa de agir, deixar que o universo se encarregue de tudo, com pensamentos positivos e paz no coração.
Treinar o shavásana diariamente antes do dormir ( com atenção plena) ajuda muito a mantermos o contato com nosso corpo, tranquilizarmos a mente e deixar o sono e a vida mais leve......
HaRI oM

Um comentário: