Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aviso importante: Yoga descondiciona!

A intenção deste artigo é orientar que o Yoga vem para descondicionar, tirar velhos padrões estabelecidos na mente, no cérebro e no corpo. Pensamentos viciados, posições corporais viciadas, palavras, sentimentos, tudo que faz sua vida atrair sempre as mesmas situações e nos prende a Roda de Samsara (morte e renascimento).
 O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo.
A idéia de escrever este pequeno artigo veio, quando li um texto do professor Hermógenes falando sobre condicionarmos o aluno com um ambiente envolvente e relaxante na prática de Yoga. Aromas, sons e vozes que envolvem a prática apenas vêm para ajudar a desconectar da cidade e através do relaxamento estarmos mais atentos as sensações que nos envolvem muito além das sensações que os sentidos trazem. Sensações internas, auto-conhecimento, percepção da respiração, observando seu corpo como seu laboratório.
Portanto por favor não condicionem-se, sempre associando a prática de Yoga à um ambiente harmonico. Yoga é praticado no dia-a-dia, seja no trânsito, em um conflito ou no meio da natureza. Não condicione-se a achar, que nunca atingirá um nível de consciência mais elevado, apenas tenham a intenção clara do que querem e a vontade.

 
Todo conhecimento esta presente na sua Alma, você apenas vai descobrindo ao tirar os véus que encobrem sua essencia, véus que te levam ao mundo ilusório dos desejos e não do conhecimento.

“Imagine você como uma cebola e o centro desta cebola é sua essência pura (sem papéis e rótulos), cada camada é um condicionamento que vamos adquirindo ao longo das vidas. A proposta é: Vamos tirar essas camadas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário