Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Esforço sem força

Durante a prática de hatha yoga sempre repetimos: "relaxem os esforços desnecessários", e por mais que parece repetitivo, nós temos a tendência de tensionar muito músculos que nem sequer trabalham naquela postura.

Alguns músculos estão viciados a ficarem tensos e na maioria das vezes, são tensões mentais que levam a tensões musculares e respiratórias. Estar atento durante a prática e ao longo do dia quais músculos você pode relaxar, é um trabalho de atenção plena e auto-conhecimento.

Enquanto dirige, perceba quantos músculos se contraem sem necessidade, durante uma conversa com seu chefe, quando tem pensamentos ruins.... e por ai vai.

Os grandes mestres taoistas dizem que devemos usar até 70% da nossa capacidade, física, mental, espiritual, para que não haja desgaste energético, para que haja equílibrio. Durante uma caminhada, uma ida ao super mercado, quando perceber que esta chegando ao seu limite, não deixe que chegue, faça algumas respirações, se recomponha e ai sim continue o que deve fazer, com tranquilidade e presença!

A Lei do menor esforço não é desculpa para preguiça, mas esta comprovado que o cérebro assimila melhor as informações quando usamos o menor esforço para realizar determinada tarefa. Quando há uma tensão desnecessária o cérebro não consegue discernir e nem captar as impressões.

Durantes algumas respirações que se faz em aula, é de extrema importância estar relaxado e ao mesmo tempo firme, quando fazemos trabalhos respiratórios, queremos trabalhar com o sistema nervoso parassimpático, e se estamos tensos fazemos o contrário, vamos pelo simpático.

Assim relaxe, viva a vida mais leve .... Respire!

Nenhum comentário:

Postar um comentário