Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Os Condicionamentos

Somos um emaranhado de condicionamentos que adquirimos ao longo dos anos, condicionamentos familiares, culturais e de um passado longínquo.

Muito falamos em descondicionar-se, a palavra do momento é desconstruir-se, mas o que vem a ser isto?

Desde os aspectos mais grosseiros e corriqueiros do dia-a-dia, como comer, conversar, assitir determinados programas vem a partir de condicionamentos, o cérebero fazendo sempre as mesmas sinápses. Por exemplo, "eu gosto de brócolis" devido á algum condicionamento, o outro não gosta devido á outro condicionamento. Não há melhor e pior apenas são diferentes.

Mas não são apenas os aspectos do dia-a-dia que originam-se de condicionamentos, mas sim crenças religiosas, orações e até técnicas meditativas. Me condicionei a buscar a liberação por ter condicionado minha mente a achar que ela é escrava, que esta presa ( não estamos falando em certo e errado). Me condicionei a fazer certa oração pois acho que me trará "lucros" espirituais... Mas se não ultrapassarmos todo este emaranhado de condicionamentos (que estão em todos os níveis mentais), então não poderemos saber o que é realmente verdade, apenas estaremos repetindo como um papagaio dizeres espirituais, intelectuais sobre a liberação, a paz e afins.....

Querer entender intelectualmente a alma (atman), através de nossos condicionamentos é impossível, querer pensar no atman se torna estranho quando pensar é uma atitude mental e não alcança a alma. Se queremos nos livrar destes condicionamentos que geram nossos desejos e por vezes nos fazem sofrer a meditação é o caminho, se compreender, se perceber em níveis que saem da superfície, experimentar e não apenas pensar sobre o que seria Deus. 

Imagine que há uma cebola, e nossa essência é o centro desta cebola, cada camada da cebola é uma camada lotada de condicionamentos que precisamos ir tirando com carinho pois querendo ou não elas mantém a estrutura confortável, logo tirar estas camadas pode não ser lá muito gostoso, mas seus resultados... penso que sejam divinos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário