Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

sábado, 25 de maio de 2013

Competição ou cooperação?

 Um interessante documentário chamado I AM , me inspirou neste artigo...

Desde criança o ser humano é criado na atmosfera da competição, da ideia de quanto mais se têm, mais feliz é, e principalmente na ideia da separação. Ideias que recentemente começam a ser discutidas e pesquisadas por importantes nomes da filosofia, psicologia, física quântica e afins. E o ponto em comum entre todos estes, para sairmos deste buraco cavado por nós mesmo é a cooperação.

A natureza se baseia na cooperação, os animais cooperam entre si 24 horas por dia, desde as mais pequeninas formigas até os grande grupos de veados.... A natureza não pega mais do que precisa para sobreviver, ela não acumula com medo de ficar sem, a natureza se baseia na cooperação e assim consegue viver na harmonia.

Mas em que ponto nós seres humanos nos distanciamos disto? Em que ponto que esta cooperação que existia nas tribos se partiu e a lei do "salve-se quem puder" reinou? Em que ponto o medo e a ganancia passaram a sobrepor o amor e o senso de pertencimento?

Quando isto foi criado pelo homem não se sabe ao certo, mas quando isto pode ser resgatado sabemos. Dependerá de cada um, hoje, o tempo é agora. Viver o presente não é apenas para o bem estar individual, mas abrir o coração para as pessoas que estão ao seu lado, um sorriso, um trabalho voluntário, um gesto de carinho, uma vida mais sustentável.... Podemos mudar agora, basta a atitude individual com a consciência de pertencimento ao grupo.

Sair da consciência coletiva da competição e trilhar para cooperação. Não esperar que isto caia do céu sem a nossa ação.

Estudos mostram que a cooperação, a compaixão está em nosso DNA, mostra também que as nossas emoções influenciam tudo ao nosso redor (http://www.heartmath.org).  E para perceber isto é muito fácil, quando observa alguém sofrendo sentimos algo parecido, quando observa um ato de bondade também somos tocados.... Não a separação entre eu e você, não há separação entre nós e o todo.

Atitude, cooperação e amor!
Isto não é uma utopia, é pura realidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário