Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

As três ferramentas da sabedoria

1 - Ouvir e escutar
2- Contemplar e refletir
3 - Meditar

Os grandes mestres dizem que para se atingir a liberdade da sabedoria, que é livre do ego, deve-se trilhar estes três aspectos ao longo de uma vida (não apenas 2 anos ou 1 mês).

O primeiro passo é ouvir repetidamente os ensinamentos espirituais, ouvindo eles nos recordarão uma e outra vez da nossa natureza de sabedoria oculta. Lembranças da nossa verdadeira natureza vão voltar pouco a pouco. É como se estivesse na cama de um hospital com amnésia e tivesse sempre no seu ouvido alguém, relembrando quem você é.

Mas ouvir é um processo muito mais difícil que imaginamos, ouvir realmente é abrir mão de si mesmo, de todas as informações e conceitos, ideais e preconceitos que enchem a nossa cabeça. Mas se ouvirmos os ensinamentos de fato, todos aqueles conceitos que são um obstáculos entre nós e nossa real natureza vão aos poucos sendo eliminados.

'' Quanto mais você ouve, mais você escuta. Quanto mais escuta, mais e mais profundo se torna seu entendimento.''

Este aprofundamento se dá pela reflexão, a segunda ferramenta da sabedoria. A medida que contemplamos o que ouvimos, os ensinamentos começam a penetrar em nosso fluxo mental, levando o entendimento aos poucos da cabeça para o coração.

A terceira ferramenta é a meditação. Depois de ouvir e refletir, pomos em ação os insights que adquirimos e os aplicamos diretamente ás necessidades da vida cotidiana.

Porém é preciso ouvir (ler) os ensinamentos de um mestre autentico, um mestre que tenha uma linguagem que você se identifique. 


(O livro tibetano do viver e do morrer - Sogyal Riponche)

Nenhum comentário:

Postar um comentário