Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PRANAYAMA "Respiração"

Pranayama é um exercício ioguico na respiração.

Pranayama significa uma pausa no movimento da respiração e  não a respiração em si. Em sânscrito prana sirgnifica respiração ou fôlego, e ayama significa uma pausa. Na literatura moderna a palavra prana tem sido interpretada como uma energia sutil, o que não é descrito em nenhum momento no texto sânscrito original dos Yoga Sutras (Patãnjali).

Esta energia sutil dita por muitos escritores de Yoga, é a energia despertada pelo processo do Pranayama e não o Prana em si. Cada rodada do pranayama é uma ação complexa e consiste de Puraka ( inalação), Kumbhaka (pausa) e Recaka ( exalação).

Um dos textos clássicos do Yoga chamado Hatha Pradipika apresenta oito variedades de pranayama, são elas:
  1. Ujjayi é feito através do parcial fechamento da glote, produzindo um alto som no interior da cabeça.
  2.  Bhastrika movimentos rápidos de expiração, perceba que quando o ar entra, o abdomen se projeta um pouco à frente, quando o ar sai, o abdomen entra.
  3.  Brahmari faz-se  um som parecido com o da abela no interior da cabeça.
  4.  Surya (sol) Bedhanta  inspira o ar pela direita (sol) e expira pela esquerda (lua).
  5.  Shitali faz um rolinho com a linga, e o ar entra por este canal da língua, esfriando o corpo. É uma da spoucas respirações feitas pela boca.
  6. Sitkari também respira pela língua, mas sem fazer o U.
  7. Murscha respiração normal pelo nariz e com o pulmão cheio de ar, segura fazendo uma chave de queixo (queixo em direção ao peito).
  8. Plavini engole o ar (pouco utilizada).
Outros movimentos respiratórios conhecidos como Kapalabati, Anuloma Viloma e Agnisara são Kryas, técnicas de purificação interna.

Lembrando que a respiração no Yoga é sempre feito pelo nariz, pois ele filtra o ar (pelinhos), aquece o ar para se adequar a temperatura interna do corpo e umidifica (mucosas) o ar na saída.

Um bom exercício para começar é apenas observar os movimentos respiratórios sem interferir, tomando consciência do caminho que o ar percorre no seu corpo, desde o nariz até o pulmão. É importante adquirir esta consciência antes de começar os pranayamas propriamente ditos!

Hari Om

Nenhum comentário:

Postar um comentário