Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Esmiuçando a Hatha Yoga

A palavra Hatha tem um significado literal de " força, poder, esforço" (note que esforço não propriamente físico, mas mental e espiritual). De acordo com a Yogaçikha-Upanishad (I-133), é também dotada de uma significação esotérica em que é relacionada com as sílabas ha (sol) tha (lua). O Hatha Yoga então significaria a união desses dois principios, expressões simbólicas da corrente esquerda e direita do alento (prana) que circula no "corpo sutil".

O Hatha Yoga é um sistema de técnicas psicossomáticas minuciosamente elaboradas que servem como instrumento para transformação do corpo humano em um "corpo divino" ou "corpo de diamante" que, sozinho, transmite a imortalidade. Há importantes particularidades que caracterizam a Hatha Yoga.

  • Dar uma noção do corpo como um instrumento inestimável para libertação física.
  • Descobrir o equilibrio que é filosoficamente mais satisfatório que o absoluto dualismo.
  • Ênfase no aspecto psicofísico, levando ao conhecimento do corpo sutíl, tais como prana e chakras.
Apesar de existirem várias linhas do yoga clássico, todas têm um objetivo final em comum, a libertação do homem, entendida como sua compreensão do Eu. O Hathayogin (praticante) procura dominar perfeitamente o corpo físico para que ele não represente um obstáculo a seus esforços em compreender e ativar o poder ascendente de si mesmo.

De acordo com Gheranda-Samhita, talvez o mais antigo texto sobre Hatha yoga, há seis "etapas" netsa eficaz yoga.
(1) asanas - posturas
(2) pranayama - técnicas respiratórias
(3)pratyahara - retração dos sentidos
(4)dharana - concentração
(5)dhyana - meditação
(6) samadhi

Neste sistema inclui também niyamas e yama. Em sânscrito, niyama significa “observar”, e essas práticas estendem as diretrizes éticas previstas na primeira parte, o yamas. Enquanto “yama” é geralmente traduzida como “contenção”,  as ações contorno yamas e atitudes que devemos evitar, o niyamas descrever as ações e atitudes que devemos cultivar ou observar  para superar a ilusão da separação e do sofrimento que ela causa.

(Fonte: Manual de Ioga, Georg Feuerstein - 1975)

Nenhum comentário:

Postar um comentário