Duas coisas fundamentais na prática e no dia a dia, são: esforço e tempo.
Todo ásana e toda atividade diária requer um certo esforço empregado. A príncipio, no ásana se envolve mais esforço físico, pois o corpo ainda não esta familiarizado com aquela postura e um esforço mental para se manter presente. Com o tempo o físico fica mais fácil, afinal o corpo se adapta, ele é extremamente inteligente, mas a parte mental, mais sutil, ainda temos que tomar cuidado, com esforço para não transitar muito entre passado e futuro.
Colocar apenas o esforço necessário em cada ásana, em cada pranayama principalmente, nem demais, nem de menos, afinal se a corda de um violão estiver muito solta ou muito presa, não haverá música. Se usamos esforço em demasia em determinada técnica respiratória o efeito pode ser o contrário do desejado no corpo e na mente.
O outro ponto é o tempo. Um tempo para ação e outro para observação é fundamental. No ásana nós agimos, montamos a postura, ficamos na postura (ainda na ação) e depois descansamos por alguns segundos para observar quais impressões ficaram, o que restou. Lembre-se que descanso é diferente de espera, no descanso eu desfruto, na espera eu crio expectativas.
No dia a dia é fundamental respeitar este tempo, vou agir com determinado interesse e ao invés de já agir novamente para outro interesse eu espero, observo e vejo o que aprendi, qual o resultado daquela ação. Sem observar, muitas experiências que vem para que possamos apreder ficam para traz, e vem de novo para nos ensinar e não percebemos. É típico daquelas pessoas que vivem falando: " Isto sempre acontece comigo". Se acontece é por que temos algo a aprender, parar e observar para dar o próximo passo, para fazer o próximo ásana...
Namastê
Bruninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário