Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A importância da Respiração Natural

Atenção: Normal é diferente de natural, o padrão adotado nos tempos modernos de respiração normal, não é o natural e completo.

Todos que já passaram por uma prática de yoga, com certeza experimentaram alguma técnica respiratória. As técnicas respiratórias são ingredientes principais da prática, mas será que estamos fazendo corretamente?

Os taoístas, filosofia que muito respeito, dão muita ênfase ao esforço sem força, e é disso que vamos falar. O quanto esforço esta colocando para realizar seus pranayamas. Esforço sempre é necessário, mas quanto?

Se fizermos uma técnica respiratória com força, os efeitos serão justamente o contrário do desejado no sistema nervoso. Então o primeiro passo é não colocar força, é  fazer um trabalho de consciência e relaxamento corporal, ocupar cada espaço do seu corpo e depois de relaxado, o trabalho respiratório se inicia.

Não há pressa em chegar á técnicas super complexas, deve haver um trabalho inicial de "reconhecimento de campo", deve-se conhecer a mecânica da sua respiração, saber onde fica o diafragma e como é todo este maravilhoso mecanismo que nos da nada mais nada menos do que Vida!

Depois deste conhecimento, precisamos saber que existem 3 partes principais na respiração a serem exploradas. Respiração baixa ( diafragmática ou abdominal), respiração média ( torácica)  e a alta (clavículas). Podemos levar as mão para ajudar na consciência do movimento em cada parte....

Depois de plena consciência das 3 partes, podemos iniciar algum pranayama,  agora com mais segurança e consciência.

Lembre-se não temos pressa de chegar a lugar algum, nós já estamos lá. 

Esforço sem força

Nenhum comentário:

Postar um comentário