"O importante não é o que você faz mas sim como você faz"
Patãnjali descreve nos Yoga Sutras: Ásana é uma postura estável e confortável.
A postura do corpo e da mente devem ser estáveis e confortáveis, a princípio em algumas posturas é difícil achar um conforto, mas com o tempo de prática vamos encontrando, e como sempre digo, não se abre uma flor com os dedos. O yoga não mata, mas pode aleijar, assim, o respeito aos limites do corpo é fundamental para que ao longo das práticas este limite se amplie e com carinho o corpo se abra para um Universo novo de transformações e sensações que vão além deste corpo, além da mente.
Podemos fazer uma postura muito simples, um mais complexa, isto não importa, o importante é como você faz esta postura internamente, se é com o ego que quer competir e se mostrar, ou se é no traballho de auto controle, auto conhecimento e presença.
É muito difícil ver se um aluno esta realmente praticando yoga pelo asana, pois yoga é a postura interna, os asanas nos ajudam muito, mas yoga esta muito além, yoga é aquietar os turbilhões mentais, yoga é se libertar das amarras, yoga caminha na direção de suprir nosso desejo natural pela felicidade.
Namaskar
Nenhum comentário:
Postar um comentário