Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os quatro elementos

Somos um microcosmos, tudo que está fora de nós também está dentro, o que precisamos é manter estes quatro elementos no mais puro equilibrio.

Começando pelo que é mais grosseiro e fácil de perceber o elemento Terra, representando a parte óssea e muscular do nosso corpo, principalmente pés, pernas e quadril.

Terra é o elemento que traz para o presente, estar aqui e agora, encarnado para o plano das realizações, do fazer acontecer. Para trabalhar o seu elemento terra nada melhor do que usar cores como vermelho terra, andar descalso na terra e ter um vasinho de alecrim ao seu lado na mesa!

Passando para o elemento água que relaciona-se á fluidez, pureza e transparência, flexibilidade e adaptação. No corpo, aproximadamente setenta por cento é água, presente nas células, no sistema linfático e na circulação sanguínea. Ligado ao aspecto emocional, quando estamos em paz, "as águas" do nosso corpo ficam tranquilas, como um lago de água transparente em que é possível olhar o fundo, olhar o que há além do turbilão de emoções.

Com o elemento água em equilíbrio, deixamos a vida fluir com mais naturalidade, assim como "manda" o plano divino, menos rigidez, menos controle, apenas fluidez....

O próximo elemento Ar. Este elemento está relacionado ao aspecto mental e no corpo físico á respiração, por isto muitas vezes dizemos, a respiração consciente traz o estado de presença. Quando há presença na respiração, a mente se tranquiliza. O ar é a mais perfeita forma de conexão entre todos os seres, entre a consciencia individual e a Universal, respirar é pura conexão e vida.

Por fim chegamos ao fogo, ligado ao aspecto espiritual e energético o fogo traz calor, transmuta as impurezas e traz luz. Manter acesa a chama do nosso coração é uma belíssima forma de espiritualidade. O fogo nos mantém quentes, no aconchego do lar que é este corpo, ele auxilia o processo da digestão alimentar e emocional . O fogo é uma bela representação divina no plano material.


Mas apesar de toda esta beleza que são os quatro elementos que estão tanto nos seres vivos quanto na mãe  Terra, se há desequílibrio o inverso acontece. O fogo em excesso pode destruir, a água em excesso pode inundar, o ar em excesso pode nos deixar tão distantes de nós mesmo, presos ao passado e fututo, e a terra pode nos deixar muito rígidos, uma rigidez que a qualquer hora pode quebrar...

Equílibrio é manter pensamentos elevados, respiração consciente e coração puro....

Namastê
Brahmi








Nenhum comentário:

Postar um comentário