A mente é associativa, um texto pode ser interpretado de diversas maneiras de acordo com os condicionamentos de cada pessoa.
Ontem em uma das práticas estávamos lendo um texto sobre disciplina antes da aula, e assim a aula se desenrolou e no fim havia uma pequena aflição de uma das alunas sobre aquele texto.
Na verdade havia uma mistura de culpa e desanimo por ela achar que estava longe de ser uma pessoa disciplinada. Sabemos que o sofrimento leva a evolução, leva a mudança, então por vezes estas auto observações mesmo que dolorosa são muito produtivas.
Mas o mais interessante foi perceber o que cada uma absorveu daquele pequeno texto, ao mesmo tempo que a primeira se culpou, a segunda determinou que ela não era e nem seria disciplinada e a terceira percebeu que a disciplina não é apenas realizar determinadas técnicas rotineiras, mas é perceber o divino que habita em nós vinte e quatro horas por dia.
Magnífico! Cada mente uma sentença....
O que o yoga mais busca em suas práticas e meditações é transformar estes samskaras ( que vem desta encarnação e de muita outras), estes condicionamentos que trazemos em nossa bagagem, a fim de trazer harmonia, discernimento e clareza.
Para que perceba quais condicionamentos esta trazendo com você, observe como reage as situações, quais situações está atraindo e quais pensamentos esta cultivando.
Yoga é transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário