Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

terça-feira, 19 de março de 2013

Controle sobre o outro ou sobre si mesmo?

Um aspecto  muito trabalhado na senda do Yoga é o auto controle.
O controle que pode ser entendido de varias maneiras. Sabe-se que nós fazemos 50% e o restante é o Universo que faz por nós, se queremos fazer a parte dele, acabamos por atrapalhar o plano divino a seguir nossa missão da Terra e tudo fica muito mais difícil.  Agir e esperar, para observar o que acontece, qual a reação que o Universo manda, isto é um aprendizado importante, parar para ouvir o coração.

Mas lembre-se que agir é importante... o instrumento do Universo somos nós.

Existe também o querer controlar os outros, e esta é a forma mais triste de se viver. Quando queremos controlar o que o outro faz, o que o outro fala, no que ele deve ou não acreditar, o que ele come, como se veste... acabamos tirando a liberdade de alma do próximo e a de nós mesmos que vivemos no mundo das expectativas e ilusões de um outro que seria o ideal para nós.

Auto controle para liberdade mútua
Existe uma terceira forma em que se encaixa esta palavrinha. O auto controle, auto domínio, isto não quer dizer rigidez, nem severidade, mas sim disciplina* e controle sobre seus próprios pensamentos, hábitos que podem ser nocivos, tendências culturais....

Achar o equilíbrio desta palavra é uma grande tarefa, plena de realizações e liberdade....

*DISCIPLINA – do Latim discipulus, “aquele que aprende”, do verbo discere, “aprender”.

De discipulus veio disciplina, “instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada”. 

Saudações 
Bruninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário