Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Yoga - a união

Muito já foi dito sobre yoga e seu significado, originário da raiz Yuj que significa união.

Mas que união será esta? União dos opostos, união da consciência masculina e feminina, união do discípulo com o mestre, união de nós com nós mesmos em nosso aspecto mais puro e sublime?

Bom, sabemos que a principal atividade do Yoga é a meditação, e através da meditação há o trabalho de auto conhecimento, de elevação da consciência e harmonia de todos os corpos.

Durante a meditação diária, ocorre um processo na coluna vertebral, onde estão os principais canais energéticos do corpo. Um processo de desbloqueio destes canais e de despertar da Kundalini; a energia manifestada na base da coluna, com qualidades femininas, o aspecto da mãe divina, aquela que nutre e sustenta.

Ao longo da senda, o yogi que persiste na meditação, faz esta energia subir pela coluna, passando por cada centro energético, ao qual chamamos de chakras,  até um dia chegar ao sahasrara chakra, no topo da cabeça, o lótus de mil pétalas e se estender ao Universo que é representado pelo Pai, o imanifesto, a Consciência. 

Assim a kundalini representada pela mãe se une ao masculino, a consciência Universal.

Podemos montar um cenário para isto: A noiva(kundalini shakti) que entra pela tapete vermelho (coluna vertebral) e caminha lentamente e com muito amor até seu noivo (consciência, Pai) para a grande união. 

Este processo não deve ser forçado, pois pode ser um tanto perigoso para o sistema nervoso ainda despreparado, é um processo natural que deve ser feito com muito amor e carinho, através das meditações diárias, ásanas, pranayamas e um saudável hábito alimentar.


Afinal, não há pressa de chegar a lugar nenhum quando sabemos que já estamos lá, no momento presente.

Namastê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário