Entrego. Confio. Aceito e Agradeço!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pranayama e o Sistema Respiratório

Os Pranayamas, técnicas realizadas com pausas respiratórias, são um importante passo no caminho do Yoga. Neste processo o principal orgão pertencente ao sistema respiratório são os pulmões, que ocupam a cavidade superior do tórax, guardados cuidadosamente pela caixa torácica e divididos pelo coração.

É muito importante conhecer o sistema respiratório antes de realizar qualquer trabalho com ele, assim a imagem abaixo demonstra claramente todas as partes envolvidas na respiração, um completo e maravilhoso sistema no interior do nosso corpo.

A simples percepção do ar entranto e saindo pelas narinas já é um ótimo trabalho para o início da consciência respiratória, o segundo passo é perceber que podemos movimentar diferentes partes do nosso corpo com a passagem do ar, movimentos apenas abdominais, movimentos torácicos, movimentos no alto das costas, trabalho com cada parte do pulmão e por ai vai. Após trabalhar esta consciência inicia-se o trabalho com os Pranayamas propriamente ditos.

O grande número de pranayamas que existem são para os diferentes tipos de pessoas, você não precisa e nem vai gostar de todos, então escolha quais mais lhe agrada e pratique, a pratica diária de pranayamas desenvolve os pulmões, deixa a voz forte... quase uma melodia.

O objetivo principal do pranayama dentro do Yoga é muito mais espiritual do que físico, é a desidentificação com o corpo, é a interiorização, a busca do verdadeiro eu; a sua essência; sem os papéis e os rótulos que usamos para nossa identificação perante a comunidade.
Para saber mais: Curso Básico do Yoga de Gerson D’Áddio da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário